logo RCN
Notícia

Alesc debaterá contratação de psicólogos para a rede estadual de ensino

  • Solon Soares/Agência AL - Deputadas Dirce Heiderscheidt e Marlene Fengler na Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente

Está pronto para ser analisado pelo Plenário da Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 133/2019, que trata da contratação da área de psicologia nas escolas públicas da rede estadual de Santa Catarina. A matéria, de autoria da deputada Paulinha (sem partido), foi aprovada em caráter terminativo durante a primeira reunião de 2022 da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, na manhã desta terça-feira (15).

Relatada pelo deputado Felipe Estevão (PSL), a matéria recebeu emenda substitutiva global da Comissão de Constituição e Justiça. Segundo o texto, a contratação terá a missão de atender "as necessidades e prioridades definidas pelas políticas de educação, por meio de equipes multiprofissionais". Os profissionais contratados deverão "desenvolver ações para a melhoria da  qualidade do processo de ensino-aprendizagem, com a participação da comunidade escolar, atuando na mediação das relações sociais e institucionais".

Dignidade

O colegiado também aprovou outra proposição ligada ao setor de educação. Com relatório da deputada Dirce Heiderscheidt (MDB), o PL 465/2019 vai agora para análise da Comissão de Direitos Humanos. Protocolada pelo deputado Volnei Weber (MDB), a matéria trata da inclusão, nos serviços públicos estaduais, de medidas de conscientização, prevenção e combate a conteúdos pornográficos voltados a crianças e adolescentes.

O autor argumentou que a proposição tem relevância, pois "visa o respeito à dignidade das crianças e adolescentes, sobretudo no âmbito dos serviços públicos estaduais, trazendo como ideia central a garantia do direito a uma educação escolar condizente com a educação moral e religiosa que seus pais têm".

Capacitação

Mais uma decisão da comissão foi a aprovação de um requerimento da deputada Marlene Fengler (PSD), que solicita a aprovação da parceria do colegiado com a Federação Catarinense de Municípios (FECAM), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

A união das três entidades tem como meta realizar em Santa Catarina uma capacitação dos integrantes do Sistema de Garantia de Direitos para fortalecer o próprio Sistema e aprimorar o atendimento, a assistência e a proteção da criança e do adolescente com direitos violados. De acordo com a deputada, a medida dará início ao Programa Criança Protegido, do governo federal. A ação será realizada com a participação da Escola do Legislativo - Deputado Lício Mauro da Silveira.

Motoristas poderão transferir carros pela Carteira Digital de Trânsito Anterior

Motoristas poderão transferir carros pela Carteira Digital de Trânsito

Programa Juro Zero fecha 2021 com mais de R$ 84 milhões em empréstimos para MEIs Próximo

Programa Juro Zero fecha 2021 com mais de R$ 84 milhões em empréstimos para MEIs

Deixe seu comentário